A Matola Gas Company

A Matola Gas Company, SA (MGC) é uma empresa moçambicana que se dedica ao transporte, distribuição e comercialização de gás natural produzido em Moçambique que é usado como fonte de energia para o funcionamento de diversas unidades industriais na província de Maputo.

Fundada em 2004 é constituída por capitais nacionais (detidos pelo Governo moçambicano através da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e por investidores privados) e por capitais estrangeiros (detidos pela empresa sul africana GIGAJOULE INTERNATIONAL).

A empresa opera um gasoduto de transporte e distribuição de gás natural de cerca de 100 km com capacidade de cerca de 8 milhões de gigajoules de gás natural por ano, mediante um acordo de concessão estabelecido com o Governo da República de Moçambique para distribuição à província de Maputo.

O gasoduto da MGC começa em Ressano Garcia onde é ligado ao gasoduto principal proveniente dos campos de exploração de Pande e Temane com destino à África do Sul. A estação de compressão encontra-se 75 km depois, na zona de Malhampsene, onde a pressão é reduzida para 10 bar.

Actualmente o gás natural é fornecido à fábrica de alumínios da Mozal, à fábrica de cimento da Cimentos de Moçambique e outras 18 empresas localizadas na Machava e Matola (província de Maputo) que optaram pelo uso de uma energia local, mais limpa e mais eficiente, nos seus processos de produção no lugar de outros combustíveis importados. Recentemente um número maior de investidores tem adicionado aos seus projectos o uso do gás natural devido aos seus benefícios deste combustível sob pontos de vista económico e de protecção do meio-ambiente.
Galeria
  • Equipa
  • Equipa
Reservas de Gás Natural no Mundo
196,3 biliões
metros cubicos (2014 Est.)

Maior Reserva no Mundo: Russia
47,8 biliões
metros cubicos (2014 Est.)

Maior Reserva em Africa: Nigéria
5,1 biliões
metros cubicos (2014 Est.)

Reservas de Gás Natural em Moçambique
2,8 biliões
metros cubicos (2014 Est.)
 A força da energia limpa moçambicana.

A força da

energia limpa

moçambicana!