O que é o gás natural?

Metano: quatro átomos de hidrogênio para um átomo de carbono

O gás natural é um combustível de origem fóssil, mas é muito mais limpo na sua combustão do que os combustíveis geralmente mais conhecidos, como o carvão, diesel, gasolina, parafina, HFO (fuelóleo pesado) e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

Gás Natural é "extraído" como gás rico em metano (CH4), não tóxico, incolor e inodoro, que não precisa de refinação (será mínima se precisar) para ser utilizado pelo consumidor. O gás natural é principalmente composto por metano, com pequenas quantidades de moléculas de hidrocarbonetos grandes, tais como etano (C2H6), propano (C3H8) e butano (C4H10). Pequenas quantidades de dióxido de carbono (CO2) e nitrogênio (N) estão muitas vezes presentes.

Gás Natural é encontrado no subsolo em depósitos naturais e é extraído por meio de poços perfurados. Logo a seguir é transportado em forma de gás através de gasodutos ou em forma de comprimido conhecido como GNC (Gás Natural Comprimido), em cilindros de alta pressão, ou em forma líquida a -163 graus Celsius, conhecido como LNG (Gás Natural Liquefeito), em tanques criogênicos.

Sob condições normais de temperatura do gás natural só arde quando inflamado por uma fonte externa e quando misturado com uma mistura gasosa de ar entre 5% e 15%.
 A força da energia limpa moçambicana.

A força da

energia limpa

moçambicana!